Conselhos da SPDM

Diretoria Executiva

dr ronaldo

Diretor Presidente
Prof. Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), Residência em Psiquiatria pela EPM (1984) e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres(1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas. As principais áreas de pesquisa são: tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias. Na área de treinamento coordena vários cursos de pós graduação latu senso em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. É o Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, um dos recém criados INCTs (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq.

 

dr gasparDiretor Vice-Presidente
Prof. Dr. Gaspar de Jesus Lopes Filho

Graduação em Medicina (1974) pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela EPM/ UNIFESP (1989), Doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela EPM/ UNIFESP (1994) e Livre Docência pela EPM/ UNIFESP (2001). Atualmente é Professor Titular da EPM/ UNIFESP, Professor Orientador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar da EPM/ UNIFESP. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo-CREMESP (2003-2018), Presidente Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões-CBC, Gestão 2010-2011. Áreas de interesse: Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Linhas de Pesquisa: Avaliação da circulação esplâncnica na esquistossomose mansoni e nas cirroses hepáticas; Estudo do processo de reparação tecidual da parede abdominal.

 

Conselho Administrativo 

Dr. Adagmar Andriolo

Prof. Dr. Adagmar Andriolo

Médico pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1974), com mestrado em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia pela mesma instituição (1982); doutorado em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984) e Livre Docência pela EPM/Unifesp (1996). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (1999-2001). Atualmente, é chefe e Professor Titular da Disciplina de Clínica Médica e Medicina Laboratorial da EPM/Unifesp. É membro do Conselho Estratégico Hospital Universitário Hospital São Paulo, da Academia de Medicina do Estado de São Paulo e editor-chefe do Brazilian Journal of Pathology and Laboratory Medicine. 

 

dr alberto

Prof. Dr. Alberto Goldenberg

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1979), mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1984) e doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Cirurgia, Chefe da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo e Orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo. Editor da Acta Cirúrgica Brasileira . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gastroenterologia Cirúrgica, Cirurgia Geral, videolaparoscopia, hérnias e pâncreas. 

 

Alvaro Pacheco e Silva Filho

Prof. Dr. Alvaro Pacheco e Silva Filho

Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (1981), mestrado (1989) e doutorado (1989) também pela EPM-UNIFESP. Realizou pós-doutorado (Research Fellowship) na Harvard Medical School, EUA de 1989 a 1992. Atualmente é Professor Titular Livre-docente da Disciplina de Nefrologia e Chefe do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante renal, monitorização imunológica, nefropatia crônica do enxerto, lesão de isquemia e reperfusão, complicações cardiovasculares no Tx renal e infecção por Citomegalovírus. É Coordenador do Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental (LICE) da Disciplina de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina onde desenvolve pesquisas com modelos experimentais de Lesão de Isquemia e Reperfusão e modelos de Fibrose renal experimental. O laboratório tem tido apoio financeiro do CNPq, FAPESP, CAPES e alguns grants de pesquisa Internacionais. No período de 2009 a 2013 foi membro do Comitê de Ciência Básica da Sociedade Internacional de Transplante (The Transplantation Society), tendo colaborado no programa de Ciência básica dos Congressos Internacionais de Transplante neste período e dos Simpósios de Ciência Básica da Sociedade Internacional de Transplante. Supervisor do Programa de residência em Clínica Médica do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina desde 2017. Chefe do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP desde Junho de 2019. Vice-Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Nefrologia para o Biênio 2021-2022. É pesquisador IA do CNPq e atualmente é membro do CA (Comite de Assessoramento) de Medicina do CNPq. 

 

flavio faloppa

Prof. Dr. Flávio Faloppa

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1979), Residência/Especialização em Ortopedia e Traumatologia (1980-81). Mestrado (1985) e Doutorado (1988) no Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Cirurgia Plástica Reparadora da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. É Professor Titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM-UNIFESP. Tem Linha de Pesquisa consolidada sobre os "Fatores de Regeneração e Cicatrização dos Tecidos Musculoesqueléticos", envolvendo inovação tecnológica com utilização da Terapia Laser e de Ondas de Choque Extracorpórea. Em 2011 ingressou como Professor Orientador e membro da CEPG do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional da UNIFESP (área de Medicina III, Capes, conceito 6). Consultor da FAPESP, CNPq e CAPES. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, Cirurgia da Mão, Ombro e Cotovelo e Medicina Esportiva. 

Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Ortopedia e do Corpo Editorial da Acta Ortopédica e São Paulo Medical Journal. Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT (2013). Recadastramento como PROFESSOR ORIENTADOR no Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional (2015-2021). Presidente da COMISSÃO CIENTÍFICA do 51o. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia da SBOT - Fortaleza, CE, 2019. Pesquisador 1D do CNPq.

 

Dra Helena NaderProfa. Dra. Helena Bonciani Nader

Helena B. Nader possui título de bacharel em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1970), licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp (1974), pós-doutorado na University of Southern California (1977) com bolsa da Fogarty (NIH). É professora titular da Unifesp (1989), bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (1989), da Academia Brasileira de Ciências (1999), da World Academy of Science (TWAS) for the Advancement of Science in Developing Countries (2013) e da ACAL ( Academia de Ciências de América Latina, 2018). Recebeu diversas honrarias e prêmios nacionais e internacionais, sendo o mais recente Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (CNPq e Fundação Conrado Wessel, 2020). Atualmente é vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC, 2019-2011) e co-Presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS, 2019-2021). Exerceu várias funções administrativas entre elas a Pró-Reitoria de Graduação (1999-2003) e de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp (2007-2008). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq, 2009-2010), vice-presidente (2007-2011), presidente (2011-2017) e presidente de honra (desde 2017) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É membro de diversos conselhos, como Conselho Superior da Fapesp, CD do CNPq e Conselho do FNDCT. Seus trabalhos envolvem biologia celular e molecular de glicoconjugados.

 

maria ines dolci

Dra. Maria Inês Dolci

Advogada, formada pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo- USP, com especialização em Direito empresarial e mestrado em Defesa do Consumidor. Especialização em Business Law pela Coral Gables University, USA. É professora de cursos jurídicos e mantém cursos on line sobre Saúde/ Planos de Saúde para universidades. Vice-presidente do Conselho Diretor da PROTESTE e membro de diversas entidades outras que atuam em defesa do consumidor, participa de fóruns e debates sobre o tema em muitos países, como Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia, México, Estados Unidos, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Chile, Argentina e Bélgica. É autora e co-autora de livros, artigos em jornais e revistas especializadas, além de blogueira, com podcasts.

 

Dr Marcos CA

Prof. Dr. Marcos Pacheco de Toledo Ferraz

Médico e doutor pela Escola Paulista de Medicina (EPM). Professor Titular do Departamento de Psiquiatria, foi Reitor “Pró Tempore” da Unifesp ( 2008/2009). Integrou a diretoria de várias entidades de classe, tendo ocupado a presidência da Associação Brasileira de Psiquiatria (1980-1983) e do Departamento de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (1976-1977). Foi também secretário da Associação Psiquiátrica da América Latina entre 1983 e 1985. Pelo caráter relevante de sua contribuição à Psiquiatria brasileira, recebeu várias homenagens da Associação Brasileira de Psiquiatria e de órgãos da Unifesp. Autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, também orientou oito teses de Mestrado e seis de Doutorado. Aposentado, atua como voluntário no Departamento de Psiquiatria da mesma instituição.

 

Dr natalini

Dr. Gilberto Tanos Natalini

Graduação em Medicina (Cirurgia Geral) pela Escola Paulista de Medicina em 1975. Especialista em Gastrocirurgia e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e do Colégio Brasileiro de Cirurgia. Voluntário no Ambulatório Médico do Centro Social Bom Jesus do Cangaíba desde 1976. Concursado no Hospital Municipal do Campo Limpo desde 1988, é médico-cirurgião aposentado, onde implantou e coordenou o serviço de atendimento ao acidentado do trabalho. Foi Secretário Municipal de Saúde dos Municípios de Diadema e de São Lourenço da Serra, Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP e Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS

 

dr ricardo

Dr. Ricardo de Camargo

Graduação em Direito pela UniFMU - Faculdades Metropolitanas Unidas (2002). Especialista em Direito Penal e Processual Penal (2007) e em Direito do Trabalho (2009), ambas pela FADISP – Faculdade Autônoma de Direito, e em Direito Desportivo pela ESA/SP – Escola Superior de Advocacia da OAB do Brasil – Seção São Paulo. Atualmente é Gerente de Gestão de Pessoas na SPDM - Instituições Afiliadas e Palestrante (dentre outros temas, sobre a Lei Anticorrupção e Combate ao Assédio). Possui experiência Docente, com aproximadamente de seis anos como professor, tanto de Legislação Especial em curso preparatório para OAB como professor assistente de Direito Processual Penal na PUC/SP (sem vínculo institucional), além de ter coordenado (período) departamento de pesquisa em curso preparatório para concursos. Publicou a obra acadêmica “Documento Novo na Ação Rescisória” pela UniFMU, foi coautor no livro “Resumos para OAB”, com lançamento pelo CETEA-Pro e participou na atualização dos livros jurídicos: “Direito e legislação - Introdução ao Direito” e “Direito Fundamental - Instituições de Direito Público e Privado”, pela Editora Saraiva.

Superintendentes

Prof. Dr. José Roberto Ferraro
Hospital São Paulo

Prof. Dr. Mario Silva Monteiro
Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS)

Prof. Dr. Nacime Salomão Mansur
Instituições Afiliadas 

Conselho Fiscal

Titulares
Prof. Dr. Fernando Baldy dos Reis
Prof. Dr. José Carlos Costa Baptista da Silva
Profa. Dra. Denise Caluta Abranches

Suplentes
Prof. Dr. Marcelo Nascimento Burattini
Prof. Dr. Sarhan Sydney Saad
Profa. Dra. Dulce Aparecida Barbosa

logo IBROSS
  Filiada ao Instituto Brasileiro das
  Organizações Sociais de Saúde (IBROSS)

Contato | Newsletter

Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 | Vila Clementino
Cep: 04037-003 | Telefone: (11) 5549-7032